Embora fundada em 1951, a história de Paracuru remonta a uma pequena povoação à beira-mar, habitada principalmente por pescadores, que foi tragada pelas dunas de areia amarelada, forçando os moradores a construir uma nova vila em um local mais alto e seguro.
Assim, o Padre João Francisco Nepomuceno da Rocha liderou a construção da igreja e das primeiras casas ao seu redor, sendo considerado o fundador de Paracuru. Em 1862, o sacerdote doou todas as terras de sua família para a igreja católica, o que levou à elevação da capela de Nossa Senhora dos Remédios à categoria de Paróquia em 1868.
Com a Lei nº 1.235, a vila foi elevada à categoria de povoação de Parazinho, posteriormente nomeada Vila do Paracuru e, finalmente, tornou-se município em 1951, com a Lei nº 1.153.
O melhor de Paracuru
Praias
Não aproveitar as ondas de Paracuru seria um desperdício! Há praias para todos os gostos, desde aquelas com águas calmas, poucas pessoas e belas paisagens, como a Praia das Almas, da Bica e da Pedra Rachada, até as mais radicais, ideais para a prática de surf, kitesurf e outras atividades aquáticas, como a Praia da Munguba, do Farol e Ronco do Mar.
Gastronomia
A culinária de Paracuru é baseada em frutos do mar frescos, capturados diariamente pelos pescadores locais. O prato mais famoso é o peixe na telha, preparado com peixe fresco, legumes e temperos. Além disso, a cidade é conhecida por suas deliciosas tapiocas e cuscuz de milho.
Artesanato
O artesanato do município também é importante para a cultura local. Os artesãos produzem peças de cerâmica, esculturas de madeira, rendas, e bordados, entre outros itens. A maioria das peças são vendidas em feiras de artesanato locais.
Leia também: Vantagens de viver pertinho da praia